O INÍCIO DAS OLIMPÍADAS: VEJA OS ESPORTES QUE ERAM PRATICADOS
Torneio esportivo, as Olimpíadas são disputadas desde a antiguidade e, após um hiato de 1500 anos, voltou em 1896
Os Jogos Olímpicos são, sem dúvida, o maior evento poliesportivo do mundo. A cada 4 anos, atletas de todo o mundo se juntam em competições que, além de premiarem os três melhores de cada modalidade, são símbolos de esperança. Guerras deveriam ser interrompidas durante o período dos jogos, mas, na prática, isso não aconteceu durante as duas guerras mundiais. Mas vamos falar sobre como tudo começou, na época da Grécia Antiga.
O INÍCIO DAS OLIMPÍADAS
Segundo a Mitologia Grega, Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2050 ac. para homenagear o pai, o deus supremo Zeus. Porém, os registros históricos datam que a primeira Olimpíada foi em 776 a.C., quando os primeiros vencedores tiveram os nomes registrados para a História. O que não se discute é o local, na cidade grega de Olímpia, daí o nome de Jogos Olímpicos. Na época, alguns reis das cidades da Grécia se uniram para uma trégua geral em toda a região durante o período da competição, e a aliança foi firmada no Templo de Hera, no santuário da cidade de Olímpia.
As modalidades esportivas presentes nas primeiras Olimpíadas variavam de lutas, atletismo e corridas de bigas. Nas lutas, o boxe estava presente, apesar de não ser exatamente igual ao praticado nos dias atuais. Na época, os lutadores se enfrentavam sem proteções nas mãos ou cabeças, não havia vitórias por pontos, a luta só se encerrava quando um dos atletas não conseguia mais se levantar. Seguindo nos esportes de combate, havia um semelhante à luta greco-romana e também um que se assemelhava ao MMA, com cotoveladas, joelhadas e torções, o pancrácio.
No atletismo, os atletas disputavam corridas de diferentes distâncias, indo desde distâncias curtas até 4500 metros. Havia uma corrida em que os esportistas competiam usando armaduras e armas de soldado. Uma modalidade presente nos jogos era o pentatlo em que eram disputadas provas de saltos, lutas, corrida, lançamento de dardo e lançamento de disco. E nas corridas de bigas existiam as de carros de combate puxados por dois e quatro cavalos (conhecidas como quadrigas).
Após o Império Romano ter dominado toda a Europa e o Imperador Teodósio I, em 380 d.C., ter mudado a religião oficial do império para o Cristianismo, os Jogos Olímpicos foram proibidos, por ordem soberana, já que a competição se tratava de uma atividade pagã. Somente após 1500 anos, em 1896, impulsionado pelo Barão Pierre de Coubertin, os jogos recomeçaram. A cidade escolhida para a edição foi a capital grega, Atenas. E se deu início aos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
De lá para cá, os jogos só não foram realizados em 1916, em Berlim, devido à Primeira Guerra Mundial, em 1940 na cidade de Tóquio e, em 1944, em Londres por causa da Segunda Guerra Mundial. E em 2020, também em Tóquio, devido à pandemia do coronavírus. Mas com exceção as essas 3 edições, os jogos sempre ocorrem de 4 em 4 anos, inclusive já foram realizados na cidade do Rio de Janeiro, em 2016.
As Olimpíadas de Tóquio, previstas para 2020, vão ser realizadas entre os dias 23 de julho a 8 de agosto de 2021.