
POSIÇÕES DO FUTEBOL AMERICANO
Agosto de 2018
Aprenda mais sobre as posições desse esporte tão complexo

Raul Galetti
O futebol americano é um esporte complexo, para entender bem o jogo é necessário conhecer bem as posições e a função que cada atleta desempenha em campo. São 3 times, um de ataque, um de defesa e um de especialistas, todos compostos por 11 jogadores.
Ataque
O time de ataque é responsável, evidentemente,por atacar e conquistar jardas. É composto por 8 posições, divididos em posições de habilidade, basicamente todos que podem receber passes, e a linha ofensiva, que seus jogadores não podem receber passes, a não ser que o árbitro seja avisado antes do snap, nesse caso o jogador está elegível.
Posições de habilidade
Quarterback (QB)
O cérebro do time, ele é o responsável por chamar cada jogada, a bola sempre (ou quase) passa pelas mãos dele. Ele é o único jogador do time ofensivo que tem um ponto eletrônico no capacete, neste ponto ele escuta orientações do técnico e do coordenador ofensivo. O QB pode realizar um passe, entregar a bola para o running back, correr ele mesmo com a bola, o QB do Carolina Panthers, Cam Newton é um ótimo exemplo de um Quarterback que sabe muito bem correr com a bola. Além disso o QB pode receber passes, foi o caso de Nick Foles, jogando pelo Philadelphia Eagles no Super Bowl LII. Na NFL o QB pode escolher um número de 1 até 19.
Wide Receiver (WR)
O WR, que se alinha nas laterais do campo, tem como principal função receber passes, mas não somente isso. Ele pode correr com a bola, dar passes, como Julian Edelman (New England Patriots) e Mohamed Sanu (Atlanta Falcons), desde que seja o primeiro passe para frente, caso contrario sera falta, e ainda ajudar nos bloqueios. Os números que os recebedores podem usar vão de 10 a 19 e de 80 a 89.
Tight End (TE)
Os TEs, jogadores mais altos e fortes do que os WRs, possuem várias funções. Por seu tamanho, ele pode ajudar a linha ofensiva na proteção do QB, fazer bloqueios para ajudar os running backs, jogar de Full Back e receber passes. Bons exemplos disso são o ex TE dos Patriots, Rob Gronkowski, e TE titular do Kansas City Chiefs, Trevis Kelce. Eles podem se alinhar em vários lugares do campo,nas laterais, atrás do QB (como Full back) e na extremidade da linha ofensiva. Esses jogadores pode usar números de 40 a 49 e de 80 a 89.
Full Back (FB)
Esta posição, quase em extinção no futebol americano, é responsável por abrir espaço para o running back, nas jogadas de corrida, apesar de até poderem correr e receber passes. Poucos times na NFL ainda utilizam um FB, pois outros jogadores podem realizar as mesmas funções, além de liberar um espaço no elenco. Os poucos FBs que ainda restam na liga, como James Devilin do New England Patriots, usam números de 20 a 49.
Running Back (RB)
Os RBs tem como função correr com a bola, apesar de às vezes receberem passes. Além disso eles ajudam a proteger o QB. Dentre tantos bons running backs, podemos citar Alvin Kamara, do New Orleans Saints, que em sua primeira temporada na liga, foi selecionado para o Pro Bowl, o jogo das estrelas. Os RBs podem escolher números de 20 a 49.
Linha ofensiva
Center (C)
O Center é o jogador mais importante da linha ofensiva, se posiciona no meio da linha. Ele é o responsável por realizar o snap para o QB, além de fazer a proteção e abrir espaço para os RBs. Estes jogadores sofrem muito com os choques na cabeça durante a carreira toda, estes impactos podem gerar danos sérios. Os jogadores dessa posição usam números de 50 a 59.
Guards (G)
São dois Guards, o Left Guard (LG) e o Right Guard (RG) e estes ficam alinhados entre Center e os Tackles. Assim como os outros jogadores da linha ofensiva, a função destes atletas é proteger o QB, além de abrir espaço para os RBs. Seus números vão de 60 a 79.
Tackles (T)
Os Tackles, Left (LT) e Right (RT), alinham-se na extremidade da linha ofensiva. Estes jogadores são muito importantes pois protegem o chamado ‘’lado cego’’ do QB, o lado que o Quarterback está virado de costas. Os Ts usam camisas de 60 a 79. Não confunda o Tackle com o Defensive Tackle, desde segundo falaremos mais abaixo.
Defesa
O time de defesa tem como função tentar parar o ataque adversário. Os 11 defensores são divididos em 3 níveis, a linha defensiva, com 3 ou 4 jogadores, os linebackers, geralmente 3 e os Defensive Backs, quatro jogadores.
Linha defensiva
Nose Tackle (NT)
Pense em um cara grande e bem pesado, esse é o nose tackle. Quando a defesa joga com 3 jogadores na lista defensiva, ele se alinha no centro, para principalmente atacar o QB e parar o RB. Nas demais formações defensivas, o grandalhão dificilmente joga. Ele pode escolher números entre 50 a 79 e de 90 a 99. Em 2016, o NT dos Chiefs, Dontari Poe se tornou o atleta mais pesado a realizar um passe para TD, com seus 157 kg.
Defensive Tackle (DT)
Os DTs, que são dois, quando a defesa joga com 4 jogadores no primeiro nível da defesa, se alinham no meio da linha defensiva. Tem como função parar o jogo terrestre e pressionar o QB. Estes defensores usam números de 50 a 79 e de 90 a 99.
Defensive End (DE)
Os DEs, que são mais leves e rápidos do que os DTs, serão sempre dois, não importando quantos jogadores têm na linha defensiva. Eles se alinham nas extremidades do primeiro nível da defesa e tem como função impedir o jogo terrestre e pressionar o QB. Os DEs usam números de 59 a 79 e de 90 a 99.
Linebackers
Linebackers (LB)
Existem dois tipos de linebackers, o middle (MLB) e o outside (OLB) e ambos alinham atrás da linha defensiva.O MLB é o responsável por chamar as jogadas de defesa, ele é o único jogador do time defensivo que tem um ponto eletrônico no capacete. Ele faz a cobertura de passes curtos e ajuda para parar o jogo terrestre. O outside OLB, que pode se alinha mais perto das laterais do campo, tem como função também cobrir os passes curtos e ir para a blitz, pressionar o QB. Na NFL os linebackers usam camisas entre 40-59 e 90-99.
Defensive Backs (secundária)
Cornerback (CB)
Os CBs tem como principal função marcar os WRs adversários e impedi-los de receber os passes. Algumas vezes os CBs podem ser um elemento surpresa na hora de atacar o QB. Os CBs escolhem números de 20 a 49.
Safety (S)
O Safety é o jogador mais recuado do time de defesa, ele é a última esperança para derrubar ou cortar um passe. Existem dois tipos de safeties, o Free Safety (FS) e o Strong Safety (SS). O primeiro é mais leve e rápido do que o SS, e joga mais recuado. Quando o time de ataque coloca um WR a mais, o FS jogará como CB. O SS tem como função cobrir o Strong Side do time adversário, o lado em qual o TE está alinhado. O SS, como se alinha mais perto da linha de scrimmage, ajuda a parar as jogadas terrestres. Os Safeties usam os números de 20 a 49.
Especialistas
O time de especialistas é utilizado em ocasiões de field goal, kickoff, punt e extra point. Apesar de não terem tanto reconhecimento, essas posições são de extrema importância para o time.
Kicker (K)
A mais ‘’brasileira’’ das posições do futebol americano. o Kicker, tem a função de chutar a bola durante uma tentativa de field goal, extra point e de pôr a bola em jogo após uma pontuação e no início de cada tempo. Está é a posição que joga o brasileiro Cairo Santos. Os kickers usam de 1 a 19 nas camisas.
Punter (P)
Outra posição que usa os pés na NFL é o punter. Ele tem a missão de devolver a bola para o time adversário em uma quarta descida. E quando ocorre um Safety, ele é o responsável por repor a bola em jogo. Além disso, ele segura a bola para o K chutar o field goal, fazendo a função de holder. O punter pode escolher entre 1 a 19.
Long Snapper (LS)
Está é sem duvidas a posição menos reconhecida no futebol americano. O long snapper tem a difícil missão de fazer o snap para o holder, na hora do field goal, a uma distância de 7 jardas, e para o punter na hora do punt, essa distância é de quase 15 jardas. Este importante jogador usa a camisa de 1 a 99.
Returner
Os retornadores, tanto o de punt (PR), como o de kickoff (KR), tem como função retornar os chutes, tentando deixar o ataque o mais perto possível da end zone adversária. Os times escolhem normalmente WRs ou RBs para esta posição, mas às vezes um jogador da secundária é usado como retornador.