top of page
Screenshot_20190816-170505_Gallery.jpg

RESENHA DO MUSEU DO FUTEBOL

Outubro de 2018

Localizado no Estadio do Pacaembu, o Museu do Futebol conta um pouco da historia desse esporte tão amado pelos brasileiros. Colaboração de Daniela de Jesus e Giovana Martuscelli

Working from Home

Raul Galetti, Daniela de Jesus e Giovana Martuscelli

          O Museu do Futebol é um espaço cultural que motiva o público a compreender de forma interativa e educativa desde o início do futebol até os tempos atuais. Ele foi inaugurado no dia 29 de setembro de 2008, e nesse ano de 2018 completou 10 anos de abertura ao público. Os ingressos custam R$12,00 e R$6,00 para estudante, professores da rede pública e idosos, a partir de 60 anos. As terças feiras o ingresso é gratuito para todos.


          O museu possui histórias de ex-jogadores e jogadores consagrados que passaram por diversos times e aqueles que chegaram a seleção. Relíquias de objetos que eram utilizados na época, a experiência de entrar em campo ao som da torcida e, até, a camisa da seleção que foi utilizada quando esta ganhou o mundial pela primeira vez.


          Além disso, você encontra detalhes de cada campeonato e o pano de fundo do momento político, social, econômico e cultural em que cada um deles ocorreu, juntando todos os personagens de uma mesma história.


          Fora uma exposição temporária, o museu possui 15 salas temáticas e interativas contando desde o início do futebol brasileiro, a evolução, as torcidas, narrações histórias, regras e a história das copas. Estão disponíveis quadros, jogos, áudios, esculturas, e intervenções com o uso da tecnologia.


          Nem tudo é alegre, uma das partes mais emocionantes (e tristes) do passeio é a sala da copa de 1950. Com um vídeo carregado de emoção e sons que assemelham aos batimentos cardíacos, é possível sentir a dor e a tristeza de perder o título em casa.



          O museu do futebol possui grande parte das obras interativas, isso sem dúvida é uma coisa que merece ser ressaltada. Na área da arquibancada é criada uma experiência para que o visitante se sinta no meio da torcida. O espaço cultural apela aos sentidos, ele usa de iluminação, sons e objetos que remetem a uma determinada época da vida das pessoas. Em alguma parte você vai se emocionar e se sentir tocado. Seja por se lembrar de alguma partida decisiva, por escutar alguma narração de rádio e comemorar junto ou por lembrar das vezes que até tampinha de garrafa na rua vira bola.


          A parte da exposição que possui curiosidades e explica os conceitos do futebol foi a que mais me chamou a atenção. Por ser toda colorida e com desenhos explica de um jeito ilustrativo as nomenclaturas futebolísticas. A interação com o público é necessária destacar. Você consegue sentir na pele em cada espaço novo que entra, o momento e as histórias que estão sendo contadas; além de ter um ótimo acesso para deficientes visuais. Uma das partes mais divertidas do museu é a hora de bater um pênalti. Desafie seus amigos e veja quem tem o chute mais potente.

©2019 por Raul Galetti. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page